sexta-feira, 23 de maio de 2008

EU ESTIVE LÁ - RIO SHOW

...

COLUNA EU ESTIVE LÁ - RIO SHOW - JORNAL O GLOBO - 23 DE MAIO DE 2008

A PEÇA QUE NÃO DORME NO PONTO

"Na Catraca", encenada dentro de um ônibus na Lagoa, faz rir com situações familiares.

Cláudia Amorim

Tem aquela velha frase que diz que tudo na vida é passageiro, menos cobrador e motorista. É exatamente esse o clima de um dos espetáculos em cartaz na cidade. O sujeito paga a entrada, recebe um cartão Riocard, entra no ônibus (estacionado no Parque dos Patins, na Lagoa), passa na roleta, senta num dos bancos do coletivo e vira espectador de "Na Catraca". O monólogo não é exatamente stand up comedy porque André Silveira, responsável pelo texto e pela interpretação, faz uma espécie de comédia sentada, já que encarna o cobrador Cleosvaldo, com seu eficiente show de humor que lembra a frase lá de cima.
E Cleosvaldo é um sucesso. Com sua graça politicamente incorretíssima, faz também piadas mais leves, como quando confessa que seu sonho é passar de cobrador a motorista, porque quer "encarar a vida de frente e não de lado". Uma coisa é certa: eu nunca vi tanta gente feliz dentro de um ônibus.
Sim, porque a pessoa pode gostar de atravessar a Baía de barca, ter prazer em cruzar Santa Tereza de bonde, mas quem pega ônibus se não for por necessidade? Não é a toa que um amigo meu sussura a frase "peguei o ônibus tal" quando conta uma história que envolve esse meio de transporte, como quem quer apagar isso de sua biografia. Pois na linha de Cleosvaldo é diferente: o povo ri de orelha a orelha do início ao fim.
Entre as boas piadas distribuídas por 45 minutos pelo ator, dirigido por Rodrigo Sant'anna (não por acaso também diretor de "Os Suburbanos" que, pela "temática correlata", foi convidado por Silveira para a função), eu me identifiquei muito com uma situação. Também lamento quando, por acaso (juro que é sem querer), num lugar público, ouço a conversa dos outros e fico sem saber o final quando quem está contando a história vai embora.

Na Catraca
Parque dos Patins, Lagoa
Informações e reservas: 85383890
Sex e Sab as 21h e Dom as 20h
R$30 - R$15 (meia)
Classificação: 16 anos

:-)

Nenhum comentário: